domingo, 12 de julho de 2009

Como se formam os aquíferos?

Como se formam os aquíferos?


São formados quando a água proveniente de precipitações infiltra-se no solo ou em outros materiais superficiais não-consolidados e fica armazenada em camadas de areia ou arenitos.

Os aquíferos são um dos diversos tipos de reservatórios existentes no planeta, nele estão contidas cerca de 97% da água própria para o consumo humano. Este tipo de reservatório deixa a água livre de impurezas e partículas do solo, pois a água passa por diversas camadas de solo e pedra antes de ficar armazenada no aquífero.

A água existente nestes reservatórios, a qual retiramos do subsolo através de poços ou fontes que brotam naturalmente da terra, é chamada de mineral. Os minerais contidos nessa água são retirados das rochas quando a mesma se infiltra no solo a grandes profundidades. Sendo assim, a composição das águas subterrâneas é diferente da água dos rios e lagos .

A água subterrânea que percola no subsolo constitui fonte essencial de suprimento de umidade ao solo. Ela desempenha papel importante na regularização dos fluxos fluviais, ou seja, atua na manutenção da perenidade dos rios durante as estiagens mais prolongadas. Isso nos mostra a relação entre a água subterrânea e a água dos rios.

6 comentários: