sábado, 24 de outubro de 2009

Mudanças Climáticas

Mudanças Climáticas


Hoje em dia pode-se considerar normal em apenas um dia a temperatura variar entre a mínima do inverno e a máxima do verão, ou seja, podemos vislumbrar as três estações do ano ao mesmo tempo. Em determinadas regiões é possível chover o esperado para um mês inteiro no mesmo dia. Essas e outras mudanças estão tornando-se cotidianas, e não só poderiam nos fazer refletir sobre suas causas, mas deveriam...

Cientistas de todo o mundo tentam encontrar explicações coerentes para o enigma da elevação da temperatura na Terra, causado pelo aumento dos gases do efeito estufa, emitido principalmente pelo ser humano em grandes escala neste último século, e que seria um dos grandes causadores das mudanças climáticas em todo o planeta.

Há muitas questões ainda por serem respondidas, mas o que realmente nos salta aos olhos, e que nem precisam de maiores explicações, são as agressões causadas pelo homem ao meio ambiente, deliberadamente ou não, mas que mesmo assim causam grande impacto. Pois mesmo que não achemos importante desligar a TV, uma lâmpada acesa à toa, desligar a torneira ao lavar a louça ou escovar os dentes, todas essas atividades somadas são muito significativas em termos de desperdício de recursos naturais.

Pois assim como é difícil conviver com enchentes, tempestades, terremotos, furacões, secas que desolam áreas inteiras de plantio e deixam comunidades inteiras desabrigas, também não podemos aprender a conviver com o desperdício de energia, água, alimentos, etc.

Porque mesmo que algumas opiniões defendam que o aquecimento global seja inevitável, não se pode negar que esses fatores citados acima contribuem e muito para esse fenômeno tornar-se realidade. E mesmo sendo plausível a explicação de que estas mudanças fazem parte de um ciclo natural da Terra, como as Eras Glaciais que ocorreram a milhões de anos atrás e foram responsáveps pela extinção dos dinossauros, entre outros animais, esse processo pode estar sendo acelerado pelo homem.

Por isso pessoal, vamos repensar nossos atos do dia-a-dia, pois somos pequeninos diante da grandiosidade de nosso planeta, mas como tudo o que existe na natureza é formado por pequenos fragmentos, se cada um de nós fizer a sua parte poderemos sim! tornar este mundo melhor para nós e para nossos filhos.